Alter do Chão em Santarém, no estado do Pará - Brasil, está localizada às margens do Rio Tapajós na região considerada o caribe brasileiro. Aqui é possível desfrutar de praias de águas verdes e cristalinas, trilhas na floresta, passeios fluviais, pescarias inesquecíveis e conhecer o exotismo da Amazônia onde a natureza é absolutamente soberana.

A Pousada Encanto Amazônico possui como características chalés com temas eminentemente amazonicos podendo pode escolher entre o "Chalé Tucunaré", o "Chalé Bambu", o "Chalé Muiraquitã", "Chalé dos Botos - Cor de Rosa e Tucuxi". Todos os chalés estão equipados com Tv, ar condicionado e chuveiro elétrico. Tem área de lazer com piscina e churrasqueira. Oferece serviços como café da manhã das 07h às 10h e lavanderia.

A Pousada Encanto Amazônico fica a alguns metros de maravilhosas praias como Lago Verde, Ilha do Amor, Ponta do Cururu e a 30 km de Santarém. A Vila de Alter do Chão conta com Correios, Centro de Saúde, agência bancária, mini-mercado, posto de combustível, restaurantes e comércio diversificado incluindo artesanato.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Expedição conhece reserva de castanhais em Oriximiná

A expedição conheceu também o fenômeno das areias brancas, uma área chamada de “campinarana”, que não é uma campina verdadeira.

Uma incursão em áreas desmatadas às margens da PA 254 (estrada do BEC), onde ainda podem ser identificadas castanheiras centenárias, foi a primeira atividade da expedição IFNOPAP, que aportou em Oriximiná, no extremo Oeste do estado, nos dias 18 e 19 de outubro. As árvores estão sendo catalogadas por meio de um projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A maioria já está com os troncos danificados por causa das constantes queimadas na região. A equipe também pôde conhecer uma das cachoeiras que estão espalhadas pelo município, localizado às margens do Rio Trombetas.

A expedição conheceu também o fenômeno das areias brancas, uma área chamada de “campinarana”, que não é uma campina verdadeira. “Acredita-se que estas áreas foram formadas no período do grande lago, ou seja, na inversão do curso do Rio Amazonas, que – de acordo com estudos geológicos – já teria corrido num sentido contrário ao que conhecemos hoje”, explicou o professor, que também chamou a atenção dos expedicionários para a exploração ilegal dessas áreas, o que vêm sendo feito por empresas que produzem matéria prima para o asfalto e o ramo da construção civil. As áreas de areia branca se estendem de um limite a outro do município de Oriximiná, determinado pelos lagos Caipuru e Iripixi.

A expedição “Revisitando Cultura e Biodiversidade entre o Rio e a Floresta: Do Guamá ao Tapajós”, realizada pelas universidades UFPA, UFOPA e UEPA, em comemoração aos 15 anos do programa IFNOPAP-Campus Flutuante e programa Expedições do CFI/UFOPA, saiu de Belém no último dia 13 de outubro, a bordo do catamarã Rondônia, com destino a Santarém, passando por Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos e Alenquer, onde desenvolve atividades técnico-científico-culturais, reunindo pesquisadores do Brasil e de várias partes do mundo.

Castanheira em Oriximiná

Mais informações na página do IFNOPAP.
Fonte: Ascom/UFOPA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário